UVA – Características e benefícios para a saúde

Uva:

A uva podem ser considerado uma das frutas mais saborosas e mais saudáveis.Por isso, é uma das frutas mais populares do mundo.

Além de ser uma fruta altamente energética, contém certas substâncias que ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias.

O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento

Além disso a uva é usado em vários doces, geleias, sucos, vinhos e xaropes. As uvas passas que são um produto bem conhecido e desenvolvida a partir da fruta.

Os frutos também podem ser usados ​​na fabricação de outros produtos, como  sorvetes e refrigerantes, e sua casca pode ser usada para fabricar panetone.

Características da fruta:

As uvas crescem em cachos de 15 a 300 frutos, e podem ser vermelhas, pretas, azul-escuras, amarelas, verdes, laranjas e rosas. “Uvas brancas” são naturalmente de cor verde, e são evolutivamente derivados da uva roxa.

Mutações em dois genes reguladores de uvas brancas desativam a produção de antocianinas, que são responsáveis ​​pela cor púrpura das uvas. As antocianinas e outros polifenóis são responsáveis ​​pelo vários tons, que variam de roxo a vermelho.

Os benefícios da uva para a saúde:

Benefício para o Coração:

As uvas são conhecidas por serem um ótima fruta para o coração. Isso porque, a uva irá aumentar o nível de óxido nítrico no sangue, que por sua vez irá reduzir a coagulação sanguínea.

São ricas em antioxidantes que ajudam na redução do processo de oxidação do mau colesterol. O Pterostilbeno está presente nas uvas que pode também reduzir o nível de colesterol. Resveratrol e quercetina são os flavonóides, que atuam como poderosos antioxidantes.

Eles ajudam na proteção das paredes das artérias. O Resveratrol reduz as atividades de um hormônio conhecido como angiotensina, que pode aumentar a pressão arterial, reduzindo a largura das paredes das artérias. Estes antioxidantes também inibem os danos que podem ser provocados por radicais livres, limpando assim as toxinas do sangue.

Benefícios na proteção contra constipação:

A uva é conhecido como um laxante devido à presença de ácido orgânico e de celulose. Também são ricas em fibra dietética, muito importante na limpeza do trato intestinal.

Benefício contra o Câncer:

uva tem um alto teor de antioxidante o que faz ela ser considerada uma Fruta Anti-Câncer. Resveratrol encontrado na uva, reduz o metabolismo de células cancerígenas. A fruta mostrou-se ser bastante eficaz em prevenir o câncer de mama.

Proantocianidinas também são antioxidantes que são encontrados na uva e são eficazes contra o câncer. Eles ajudam contra o processo de oxidação causados ​​por radicais livres. O câncer de próstata, câncer de pele e câncer de cólon são os outros tipos que podem ser prevenidas através do seu consumo.

Benefícios contra a Doença de Alzheimer:

Várias doenças de demência relacionada podem ser adiada pelo consumo de uva. O Resveratrol encontrado nas uvas pode ajudar no retardamento do processo de danos em células do cérebro, bem como os danos que ocorrem devido aos radicais livres.

As uvas podem ajudar a melhorar as atividades cerebrais, juntamente com melhores funções cognitivas. Nível de peptídeos amilóide-beta podem ser reduzida em pacientes que sofrem de doença de Alzheimer.

Benefícios da uva para organismo:

A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio.

A uva, principalmente as escuras, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena. A casca da uva rosada possui uma substância cardio protetora (resveratrol), que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose.

Por este motivo, o vinho e o suco de uva são considerados alimentos funcionais, pois estudos científicos demonstram suas propriedades nutricionais no controle de doenças cardiovasculares.

Outros benefícios da uva:

  • Exerce uma ação laxante e diurética, drenando as vias biliares, fazendo uma “lavagem no sangue”.
  • Purifica os órgãos.
  • Rica em sais minerais, tais como: cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio.
  • Possui vitaminas (complexo B e vitamina C), além de proteínas, carboidratos, iodo, fósforo e flavonoides.
  • Protege o coração contra infartos, já que ajuda a desobstruir as artérias e regula as taxas de colesterol no sangue.
  • Melhora o funcionamento do fígado e dos rins, auxilia o estômago a se recuperar mais facilmente de úlceras e da gastrite, além de eliminar ácido úrico do sangue.
  • Possui flavonoides que protegem o organismo contra o ataque dos radicais livres.

Leia Também:

kiwi:
Chia:
Lichia:
Goiaba:
Acerola:
Graviola:
Goji Berry:

Saiba mais sobre a Uva – Pesquise abaixo

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*