STRESS – Sintomas, Causas e Prevenção

Stress:

A vida atual atribulada, cheia de tarefas e cobranças, pode levar ao desconforto, à ansiedade e  ao Stress. Palavra frequentemente repetida, ela é símbolo da sociedade voltada à competição e à busca desenfreada pelo dinheiro.

Mas o que você está fazendo para cuidar do seu bem-estar? Trabalhar e ganhar dinheiro são coisas essenciais, mas você tem tempo para se cuidar? Faz algum exercício físico? Às vezes a rotina faz com que as pessoas ajam automaticamente e não tomem as decisões corretas.

Algumas pessoas sentem dor de cabeça e em alguns casos mais extremos, o stress pode causar obesidade, crises de ansiedade e pressão alta.  Fuja da rotina e comece a mudar seus hábitos.

Alimentos que combatem o stress:

Já é comprovado que alguns alimentos possuem substâncias capazes de causar relaxamento e bem-estar:

  • A laranja melhora o funcionamento do sistema nervoso, pois possui vitamina C, que inibe a produção do cortisol, hormônio ligado ao stress;
  • As folhas do maracujá atuam como analgésico e relaxante muscular;
  • Espinafre e brócolis têm substâncias que atuam no combate à depressão.

 Meditação como forma de relaxamento:

A meditação é composta de exercícios que prometem baixar a pressão arterial e equilibrar o ritmo cardíaco. Uma pessoa relaxada e equilibrada tem menos tendência a desenvolver doenças. Comece reservando de 15 a 30 minutos do seu dia para meditar.

Existem diversos tipos de meditação:

  • Comece respirando e prestando atenção na respiração, se desligue de todos os pensamentos que possam chegar a mente, feche os olhos e fique sentado de maneira relaxada.
  • Repita mentalmente um mantra, uma frase ou uma oração. Isso ajuda a mente a se desligar de todo pensamento.

 Massagem relaxante:

Essa é uma outra técnica de relaxamento que obtém excelente resultados, pois reduz a tensão corporal. A automassagem também é uma boa alternativa para minimizar o strees e pode ser realizada em qualquer local e horário – Sente de maneira confortável e feche os olhos, respire fundo por três vezes seguidas, coloque a mão sobre o ombro e aperte a região até a nuca. Depois faça uma massagem, como se estivesse “digitando” em toda a nuca.

Com essas técnicas é possível reservar um tempo do seu dia, para simplesmente não pensar em nada, ou seja, não deixar esses pensamentos interferirem no seu bem-estar. É importante se desligar dos problemas, observar apenas o movimento do corpo e relaxar.

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