SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL – Confira dicas na hora de contratar

Seguro Viagem Internacional:

Neste artigo, falaremos um pouco sobre Seguro Viagem Internacional, leia até o final e saiba todas as dicas na hora de contratar um.

O Seguro Viagem Internacional não difere muito do seguro viagem contratado para cobrir viagens feitas aqui pelo Brasil, porém, pelo fato da viagem ser para um país com cultura diferente, cabe ao corretor de seguros, instruir o turista da melhor forma possível, para que ele escolha realmente um seguro que suprirá suas necessidades com base no destino escolhido.

Existem diversos itens a se observar em uma apólice de seguro viagem internacional, mas os itens que sempre frisamos ser de suma importância, e que antes de contratar precisam ser analisados são:

Dados da Apólice Seguro Viagem
Qual cobertura está incluída;
O valor exato das coberturas;
As regras relativas às doenças pré-existentes;
O procedimento a ser tomado em casos de urgência;
O preço final.

O seguro viagem internacional tem por objetivo garantir o pagamento de uma indenização, reembolso ou prestação de serviço ao próprio segurado ou ao(s) seu(s) beneficiário(s), na ocorrência de um dos eventos cobertos pelas garantias contratadas, durante viagem internacional.
É extremamente importante questionar o corretor sobre os números de telefone que atendem o segurado no exterior e se o atendimento será feito em português do início ao fim do processo.

Dicas para contratar um seguro viagem internacional:

Preço cobrado pelo Seguro viagem:

Os preços de um Seguro Viagem Internacional pode variar e ter diferenças por vários fatores:

Tipo de cobertura;
Extensão da viagem;
Valor da indenização;
Idade do contratante;

Apesar do preço ser importante, o que é vital compararmos são as coberturas, porque qualquer procedimento simples realizado no exterior é muito caro, portanto, dependendo da apólice, pode ser que o valor destinado a tal procedimento não seja suficiente.

Os preços também sofrem alterações devido à contratação de serviços adicionais, tais como coberturas para esportes de risco, cobertura para as compras efetuadas durante a viagem, cobertura para gestantes, entre outros.

Empresa estrangeira de seguros:

Existem centenas de empresas nacionais que oferecem o Seguro Viagem Internacional, porém existem também às empresas estrangeiras, que normalmente oferecem este seguro a um preço mais justo e, inclusive, com maiores coberturas. Contudo, existem alguns problemas que gostaríamos de levantar:

A empresa estrangeira possui filial no Brasil? Se sim, um ponto para ela, se não, é interessante verificar onde ela possui representações, pois caso ocorra algum problema na prestação do serviço você precisará ter meios para acionar a justiça brasileira para resolver o empasse;

Sendo uma empresa internacional será que o atendimento será feito em português? Caso seu inglês não seja bom, este será um problema.

Dessa forma é fundamental que você ponha na balança os prós e os contras e não decida apenas pelo custo efetivo do seguro.

Cartão de crédito que oferece Seguro Viagem Internacional:

Algumas empresas de cartão de crédito oferecem o seguro viagem internacional como uma vantagem em seus cartões internacionais caso o titular compre as passagens pelo cartão, ou seja, se você possuir um cartão de crédito internacional, ligue para sua operadora para saber se você possui este bônus.

Coberturas fundamentais de Seguros:

Assistência Médica Acidente e Doença;
Repatriação Médica;
Repatriação Funerária;
Assistência Farmacêutica;
Assistência Odontológica;
Assistência Médica para Doença Preexistente;
Hospedagem Após Alta Hospitalar;
Garantia de Viagem de Regresso;
Envio de Acompanhante;
Acompanhamento de Menores;
Regresso Antecipado por Falecimento do Parente 1° Grau;
Assistência Legal por Acidente de Trânsito;
Transferência do Pagamento de Fiança;
Auxílio na Localização de Bagagem;
Orientação em caso Perda de Documentos;
Seguro de Morte Acidental;
Seguro de Extravio de Bagagem;
Seguro de Cancelamento de Viagem (acidente ou falecimento);
Seguro de Despesas por Atraso de Bagagem;
Seguro de Despesas por Atraso de Voo.

Somente com o seguro viagem internacional que é possível recuperar um gasto com um atendimento médico e de emergência feito no exterior, que pode chegar a valores muito altos.

Outras dicas para contratar um seguro viagem internacional:

Quando contratar o seguro viagem internacional:

Normalmente o seguro não pode ser comprado no país de destino e deve ser adquirido com antecedência, antes da data de início da viagem. Desta forma, ele faz parte do planejamento da viagem. A programação antecipada é fundamental nessa hora.

Onde contratar o seguro viagem internacional:

Hoje em dia as apólices são digitais e a contratação pode ser feita toda pela internet. É só preencher seus dados pessoais e da viagem, escolher o plano e passar o cartão de crédito no site da seguradora que sua apólice vai chegar no seu e-mail.

Informações sobre a viagem:

O destino e a duração da viagem (datas de ida e volta) são fundamentais na escolha do seu plano. O país de destino define os tipos de plano e coberturas necessários e a duração da viagem interfere diretamente no valor do seguro.

É importante selecionar como data de partida a data em que você está saindo do país de origem, data do primeiro embarque (e não a data de chegada no destino). Da mesma forma, a data de retorno deve ser a data de chegada no país de origem data do último desembarque.

Avaliação das coberturas que você precisa:

Cobertura é um dos itens mais importantes para ser avaliado na hora de contratar o seguro viagem. Principalmente as coberturas relativas a acidente pessoal e saúde. O ideal é pesquisar os custos de alguns procedimentos médicos no país de destino, como o custo de uma diária no hospital ou de uma intervenção cirúrgica.

Viagens para os Estados Unidos, por exemplo, conhecido por seus altos custos de serviços médicos, é importante considerar uma cobertura maior. Em todo caso é importante avaliar todas as coberturas.

Compare planos e preços:

Existem vários seguros viagem no mercado. É muito importante comparar coberturas e preços antes de decidir, mas fique atento ao que você precisa; cada pessoa tem um perfil e uma necessidade.

Na maioria das vezes a diferença de preço de um seguro com cobertura maior não é nem tão grande em relação a um outro com cobertura menor, mas na hora do sinistro pode fazer uma grande diferença.

Assistência viagem e seguro viagem:

A diferença principal entre assistência viagem e seguro viagem,  é a maneira como acontecerá o reembolso ou indenização da despesa/prêmio do imprevisto.

Quando a cobertura é um seguro, o segurado arca com a despesa no exterior e é ressarcido do valor quando retorna ao país de origem. No caso da assistência, o segurado conta com um pacote de serviços e benefícios garantidos sem precisar desembolsar dinheiro.

No caso dos procedimentos médicos, por exemplo, para as assistências o segurado usa uma rede credenciada, e nos seguros ele escolhe a clínica que deseja, paga o valor e depois solicita reembolso das despesas.

Cobertura de doenças preexistentes:

A maioria dos seguros de viagem não cobre doenças que o segurado possua antes de contratar o serviço. Alguns incluem uma cobertura adicional específica para isso. E mesmo esses, em sua maioria, cobrem apenas o primeiro atendimento de emergência ou urgência relacionado à episódios de crise ocasionados pela doença preexistente; não incluem seu tratamento.

O ideal é avaliar bem os critérios do seguro que está contratando e ver se a seguradora exige o preenchimento de declaração de saúde na hora da contratação.

Seguro viagem internacional no cartão de crédito:

Alguns cartões de crédito com bandeira internacional oferecem (sem acréscimos) o seguro quando a compra das passagens se dá integralmente através dele.

Confira as coberturas do seguro atrelado ao seu cartão de crédito, dependendo do cartão a cobertura pode ter valor bem baixo ou insuficiente ou nem incluir todas as assistências.

Alguns cartões voltados à alta renda até dão direito à cobertura médica, mas normalmente os cartões de segmentos de renda inferiores, oferecem seguro para morte em caso de acidente, mas não cobrem despesas médicas.

Condições gerais do seguro viagem no momento da compra:

As Condições Gerais são equivalentes a um contrato, onde a seguradora descreve o funcionamento e as coberturas do seguro, e especifica as obrigações e direitos do segurado.

É importante que leia com atenção na hora da contratação.

Leia abaixo, alguns dos melhores planos de seguro viagem internacional:

Affinity Assistance;
Assist Card;
Assist-Med;
Coris April;
Green Card;
GTA Global Travel Assistance;
Intermac
ITA International Travel Assistance;
SegurViaje Mapfre;
Travel Ace Assistance;
Vital Card.

Leia também:

Seguro saúde internacional.

Saiba mais sobre Seguro Viagem Internacional – Pesquise abaixo

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*