QUEDA DE CABELO DESDE A RAIZ – Causas, dicas e tratamentos.

Queda de cabelo desde a raiz:

Uma das maiores preocupações dos homens e das mulheres principalmente,é a queda de cabelo,e um problema maior ainda é a queda de cabelo desde a raiz que fica caracterizado por uma bolinha branca na base do fio,conhecido como bulbo capilar.Diante de situações como essas,a reação de muitas dessas mulheres,quase sempre é sair comprando cremes,vitaminas,produtos em geral na área de cosmética com o intuito de sanar o problema.A queda de cabelo desde a raiz,é um problema enfrentado por homens e mulheres,nesse artigo daremos algumas dicas de como proceder pra manter um cabelo sempre saudável e bonito.

Motivos que levam a queda de cabelo desde a raiz:

Stress:

O stress é um grande causador da queda de cabelo desde a raiz,porque compromete o sistema circulatório periférico(que é a irrigação de todos os tecidos, menos o pulmão que tem sua própria irrigação ou circulação pulmonar),comprometendo assim a fixação dos fios.

Alimentação:

A falta de vitaminas como ferro,zinco,biotina e aminoácidos( constituintes básicos das proteínas como carne vermelha, peixes, aves, legumes, verduras, frutas, tudo o que seu organismo precisa para se manter saudável)enfraquecem os fios,portanto é indispensável o consumo de vitaminas A e E,o complexo B e o Cálcio que ajudam a manter a resistência e a saúde dos fios.

Megahair:

Nesse caso a queda de cabelo desde a raiz acontece porque os fios são puxados com muita força,machucando assim a raiz,provocando posteriormente sua queda,o hábito de amarrar o cabelo todos os dias,também contribui pra que o cabelo caia.

Lavar com água muito quente:

Água muito quente prejudica o couro cabeludo,provocando o aparecimento da seborréia,causando também a queda dos fios. Podendo aparecer também,o chamado frizz nos cabelos mais finos, e em cabelos normais,os fios podem ficar opacos,sem brilho, já que a água quente diminui a oleosidade.A água muito quente retira a proteção natural dos fios, já a água fria não retira totalmente  a oleosidade,portanto,o ideal é lavar os cabelos com a água nem muito quente nem muito fria.

Falta de hidratação:

A hidratação dos cabelos é tão importante como a hidratação da pele.Com os cabelos não é diferente,eles também precisam repor a queratina e as proteínas perdidas.

Está comprovado que a hidratação constante dos cabelos traz mais suavidade,brilho e maciez, reduzindo em até 60% de seu volume,mesmo sendo um cabelo muito fino,ou crespo. Os cabelos possuem uma proteção natural, uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas, que evita a perda de umidade.

Fatores como água do mar, piscina,sol, poluição,ar-condicionado, secadores, pranchas e produtos químicos danificam essa proteção,provocando a queda de cabelo desde a raiz.

Cabelos cacheados e crespos se ressecam naturalmentepois o óleo natural não consegue chegar até as pontas.Hidratar os cabelos frequentemente,é a melhor forma para mante-los saudáveis e bonitos,considerando que no máximo 10 lavagens a hidratação sai do cabelo.

Obs:Ouso de pranchas e secadores tem uma grande parcela de contribuição para o ressecamento do cabelo,principalmente no inverno,estação do ano em que temos índices de umidade relativa do ar muito baixos.

Alguns tipos de medicamentos:

Medicamentos como antidepressivos, anfetaminas, medicações para emagrecimento e para tratamento de acne. Esse tipo de medicamento deve apresentar o tipo de efeito colateral na bula.Um aconselhamento médico nesse caso é fundamental para sanar as dúvidas sobre a atuação deles no organismo.

Pessoas que estão passando por problemas de saúde e estão tomando muita medicação,poderá ter queda de cabelo por esse motivo,principalmente queda de cabelo desde a raiz,nesse caso,se informe com seu médico sobre possíveis formas de se amenizar o problema.

Tratamentos de câncer:

Alguns tipos de tratamentos para câncer,como quimioterapia e radioterapia,farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se multiplicar.Com isso os cabelos ficam finos e fracos,consequentemente quebram e caem. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento.Normalmente os pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos.Com o término do tratamento, o cabelo volta a crescer normalmente.

Pós-parto:

Durante o período de gravidez é normal que as mulheres tenham desequilíbrios hormonais,e logo após o parto ocorrem casos de queda de cabelo em algumas mulheres e em alguns casos queda de cabelo desde a raiz.

Durante o período de amamentação,também é normal ocorrer esse problema,por se tratar de um período em que a mãe dispõe de muitos nutrientes para o  bebê através do leite.Normalmente a queda de cabelo inicia-se entre 2 a 3 semanas após o parto e se normaliza num prazo de 1 a 6 meses.

Dicas que combatem e solucionam a queda capilar:

Primeiramente manter uma alimentação balanceada,composta de vitaminas e proteínas,principalmente verduras,frutas e legumes,procurar se manter bem emocionalmente e praticar exercícios físicos.

Á prática de exercícios físicos,estimula o metabolismo,liberando substâncias como a noradrenalina e adrenalina, favorecendo a circulação sanguínea,e portanto, a nutrição e absorção de elementos ativos pelos fios.Usar o xampu certo, cuidar do couro cabeludo, evitar o stress, escolher a escova certa, praticar exercícios físicos regularmente,são hábitos que devem fazer parte da sua rotina,porque fortalecem os cabelos e previnem que venham cair futuramente.

Prender os cabelos molhados:

Prender ou amarrar os cabelos ainda molhados,ainda é o hábito de muitas mulheres,principalmente aquelas que tem cabelos volumosos,que fazem isso com o intuito de diminuir o volume.Esta prática faz com que o couro cabeludo fique por mais tempo molhado,condição propícia para o surgimento de fungos e caspa,além de enfraquecer  e provocar queda de cabelo desde a raiz.

O uso de um leave-in(creme sem enxágue, que facilita o penteado sem engordurar o cabelo) e evitar o vento enquanto o cabelo ainda está molhado,ajudam para que o cabelo não fique armado demais.

Cuidados com o couro cabeludo:

Muitas pessoas que apresentam queda de cabelo desde a raiz relata que apresenta ou apresentou situações de caspa ou descamação, feridas, dor e coceira no couro cabeludo,portanto,uma dica é sempre ficar atento a essas situações e mantendo o couro cabeludo sempre limpo e saudável,aos primeiros sintomas citados acima,procure um dermatologista.

Álcool e tabaco:

O consumo de bebida alcoólica aumenta a produção de radicais livres no nosso organismo que promovem inflamação em alguns tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo.

Toda inflamação promoverá aumento da queda de cabelos. Além disso, o álcool, sozinho, desgasta o organismo já que exige de nosso corpo um esforço maior para metabolização do etanol. O desgaste do metabolismo é um dos fatores que podem levar à queda de cabelo desde a raiz.

Evite fumar.É provado cientificamente que o cigarro,por produzir radicais livres em nosso organismo contribui consideravelmente para a queda do cabelo.

Ansiedade:

É muito comum as mulheres quererem resultados imediatos após um tratamento capilar,principalmente aquelas que estavam com os cabelos muito danificados,com isso muitas acabam ficando ansiosas,transformando essa ansiedade em stress,provocando com isso a queda do cabelo.

Chapinha com o cabelo molhado:

Os efeitos desse procedimento podem ser vistos e sentidos imediatamente,tamanha profundidade da agressão.Em muitos casos os fios ficam tão queimados que se quebram não restando outra solução a não ser o corte. Antes de usar a prancha,seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar.Com essas dicas já é possível evitar a queda de cabelo desde a raiz.

Leia também:

Cabelos cacheados
Limpeza de pele
Penteados

Saiba mais sobre queda de cabelo desde a raiz – Pesquise abaixo!

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*