OS BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE CHIA PARA A SAÚDE.

Os benefícios da semente de chia para a saúde:

A Chia é uma semente de nome popular da planta Salvia Hispanica L. é originária da região do centro-oeste do México até o norte da Guatemala. Os benefícios da semente de chia para saúde incluem a melhora do trânsito intestinal, o colesterol e até diminuição do apetite, por ser muito rica em fibras e vitaminas.

A chia contém duas vezes mais proteína do que a maioria dos grãos e cinco vezes mais cálcio do que o leite. Além disso, tem altos níveis de ômega-6 e 3 , fibras solúveis, potássio e antioxidantes.

Conheça, abaixo os benefícios da semente de chia para a saúde.

A semente da chia possui em sua composição a presença do flavonoide kaempferol, além dos ácidos cafeico e clorogênico. Eles são fundamentais para evitar a formação de radicais livres no organismo.

A chia melhora a atuação da insulina nas células, facilitando sua tarefa de converter o açúcar em energia e, consequentemente, ajudando no processo de emagrecimento. Essa proteína também estimula enzimas responsáveis pela degradação de triglicérides e de “colesterol ruim”, o LDL.

Tem em sua composição alto teor de cálcio, magnésio, ferro e zinco, responsáveis por ossos e dentes mais saudáveis.

Por ser rica em fibras, ela traz mais saciedade. Quanto ao sono e o humor, há estudos que dizem que o ácido graxo ômega 3, presentes em sua composição, dão mais energia e, com isso, melhoram o sono e o humor.

A semente de chia é rica em fibras, no estômago, a semente se transforma em um gel, que preenche o espaço, diminuindo a fome. Com isso, a pessoa se sente saciada por mais tempo e consegue manter uma alimentação balanceada. É uma mucilaginosa, ou seja, rica em fibras solúveis e insolúveis. Estas auxiliam o trânsito intestinal, evitam a constipação e limpam o organismo. Além disso, a semente possui riboflavina, tiamina e niacina, conjunto de vitaminas do complexo B que atuam no metabolismo celular e contribuem para que todo o organismo funcione melhor.

Outras vantagens da semente de chia para o organismo:

A chia tem mais ômega 3 do que qualquer outra fonte natural, possuem enormes quantidades de antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras e muitas outras vitaminas e minerais. É um dos alimentos funcionais conhecido mais saudáveis e completos.

As sementes de chia são calóricas e fornecem resistência e durabilidade. As fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis, que “incham” o estômago, causando sensação de saciedade e retardando a sensação de fome. Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia.

Como as sementes de chia absorvem tanta água (cerca de 12x seu próprio volume) e têm fibras altamente solúveis, eles ajudam na digestão de carboidratos e, consequentemente, na liberação de energia lentamente na corrente sanguínea.

Favorecem as ligações cognitivas no cérebro. Muitos estudos relacionam os ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

Benefícios da chia para a beleza:

Na sua composição nutricional, a chia também apresenta vitamina A, nutriente que age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele. A semente também leva vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelos.

A semente de chia contém quantidades significativas de ômega 3 e muitos estudos têm relacionado o consumo desse ácido graxo com a diminuição da inflamação, o que seria interessante para diminuir e evitar celulite, um processo inflamatório do organismo.

Contem também, minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunológico, a chia é importante para reforçar as defesas, afastando de perto doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células.

Benefícios da chia para o emagrecimento:

As sementes de chia agem em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:

Suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. Ao entrarem em contato com a água, formam um “gel” no estômago. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e durante um período mais longo e, então, passa a consumir porções menores de alimentos.

A gordura acumulada é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeito. O ômega-3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.

A fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos. E isso acaba saindo nas fezes em maior quantidade do que o habitual.

Benefícios da chia contra doenças:

Prevenção do câncer – De acordo com alguns estudos, o ômega-3 encontrado na chia pode limitar o crescimento de células cancerosas nos casos de câncer da mama e do colo do útero. Enquanto mais pesquisas precisam ser realizadas para confirmar esta tese, adicionar mais ômega-3 em sua dieta é uma ideia benéfica, uma vez que este composto colabora para a saúde do coração.

Prevenção do diabetes – Sementes de chia são carregadas com gorduras e fibras saudáveis que se combinam para equilibrar os níveis de açúcar no sangue. No entanto, existem alguns estudos que demonstram a capacidade fascinante da chia para prevenir desordens metabólicas, como a resistência à insulina.

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