MAÇÃ – Como aproveitar seus inúmeros benefícios para a saúde

Maçã:

A maçã é uma fruta que, além de muito saborosa, traz muitos benefícios para nossa saúde. As maçãs são muito nutritivas, excelente fonte de vitaminas e minerais: contêm vitaminas A, B1, B2, niacina, vitaminas C e E, pectina e sais minerais como fósforo, magnésio,enxofre, potássio e ferro.

É também muito rica em substâncias chamadas flavonóides e ácido málico. A pectina, uma fibra encontrada na casca, modera o apetite porque dá sensação de saciedade, e a quercetina, um antioxidante que está presente na polpa, ajuda no combate ao envelhecimento das células do sistema imunológico e protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres.

Tipos de maçã:

Fuji – É firme e crocante. Um pouco ácida, muito utilizada salada de frutas, sobremesas e geleias.

Gala – Macia e bem doce, é uma das mais ricas em antioxidantes. É um dos tipos mais consumidos no Brasil.

Red ou Argentina – Tem a polpa mais branquinha e, quando está mais madura, esfarela na boca.

Verde – Tem pouco açúcar e é bem ácida. Vai bem como complemento em pratos salgados, saladas e assados.

Como utilizar a maçã para aproveitar seus benefícios:

A maçã é uma fruta muito nutritiva que pode ser utilizada de variadas formas:

Cozida ou assada – Útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia.

Crua com casca – Ajuda a diminuir o apetite pois tem muitas fibras e a regular o intestino.

Crua sem casca – Indicado para prender o intestino.

Suco – Ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite porque tem uma fibra chamada de pectina que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade.

Desidratada – Ótima para as crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo. Basta colocar a maçã no forno com temperatura baixa, cerca de 20 minutos até ficar crocante.

Chá – melhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca da fruta também pode ser adicionada em chás menos saborosos como chá de quebra-pedra ou hipericão para dar um sabor mais agradável
Comer 1 maçã por dia no café da manhã, como sobremesa ou nos lanches é um ótima forma de aproveitar todos os seus benefícios, garantindo mais saúde. 1 maçã média tem aproximadamente 130 g e 74 calorias.

Benefícios da Maçã:

Prevenção do câncer de pulmão:

De acordo com um estudo de 10.000 pessoas, aqueles que comiam mais maçãs tiveram um risco de 50% menor de desenvolver câncer de pulmão. Os pesquisadores acreditam que isso é devido aos níveis elevados da flavonóides quercetina e naringina das maçãs.

Prevenção do cancro de mama:

Um estudo da Universidade de Cornell descobriram que os ratos que comeram uma maçã por dia reduziram o risco de câncer de mama em 17%. Ratos alimentados com três maçãs por dia reduziram o risco em 39% e os alimentados com seis maçãs por dia reduziram o risco em 44%.

Prevenção do câncer de cólon:

Um estudo descobriu que ratos alimentados com extrato de maçãs, tinham um risco 43% menor de câncer de cólon. Outra pesquisa mostra que a pectina da maçã, reduz o risco de câncer de cólon e ajuda a manter um sistema digestivo saudável.

Prevenção do cancro no fígado:

Pesquisadores descobriram que ratos alimentados com extrato de maçã, tinham um risco 57% menor de câncer de fígado.

Benefícios para Diabetes:

A pectina nas maçãs fornece ácido galacturônico ao corpo o que reduz a necessidade do corpo com insulina e pode ajudar no tratamento de diabetes.

Outros benefícios da maçã:

Benefícios no combate do diabetes:

A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.

Benefícios no combate do colesterol:

Pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras. O estudo foi realizado com 160 mulheres entre 45 e 65 anos de idade.

Benefícios contra doenças estomacais:

A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.

Benefícios na prevenção de cárie dentária:

Esta infecção é causada por causa de bactérias e o sumo das maçãs têm propriedades que podem matar até 80% destes germes. Por isso, alguns dentistas recomendam oferecer maçã para as crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas.

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