LICHIA – Propriedades e benefícios para a saúde.

Lichia:

A lichia (Litchi chinensis) é uma espécie do gênero botânico Litchi, pertencente à família Sapindaceae. É uma árvore frutífera conhecida também como lecheira, licheira, ou uruvaia. Os termos também se aplicam ao fruto da árvore. É natural das regiões quentes da Ásia, sendo encontrada principalmente na República Popular da China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, ao norte do Vietname, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e México.

A árvore é de tamanho médio, atingindo 15-20 metros de altura, com folhas alternadas, cada folha com 15-25 centímetros de comprimento, com 2-8 folíolos laterais de 5-10 centímetros de comprimento; o terminal folheto está ausente. As novas folhas jovens são de um vermelho brilhante de cobre, em princípio, antes de se tornarem verdes e alcançar a sua plena dimensão. As flores são pequenas, verde-branco-amareladas ou brancas.

Os frutos, externamente semelhantes a morangos, formam cachos. Possuem casca rugosa, de cor avermelhada e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa, lembrando ao sabor de pitomba, e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compotas e ainda para a passa. Contém alto índice devitamina C, além de possuir as do complexo B, sódio, cálcio e potássio.

Propriedades da lichia:

Possui bastante água e poucas calorias, sendo apenas 65 calorias a cada 100 gramas da fruta, o que a torna uma fruta ideal para ser consumida por quem controla a alimentação e não quer engordar. Além disso, a fruta ainda possui vitaminas do complexo B e C, que é poderoso antioxidante, assim, previne várias doenças e envelhecimento precoce. Inclusive cânceres e problemas cardíacos! A pele também é beneficiada por essa propriedade da lichia, por isso, ela vem sendo usada em diversos cosméticos.

Possui também cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio, elementos essenciais para o organismo, apenas devendo ser consumida com moderação se a pessoa tiver problemas renais, já que, em 100 gramas, ou seja entre 8 e 15 lichias, dependendo do tamanho, ela possui 170mg de potássio, o que pode ocasionar problemas cardíacos quando se acumula no sangue. Este é o micronutriente predominante no fruto, e sua ingestão é de extrema importância já que ele é um dos eletrólitos que colaboram no equilíbrio osmótico e no equilíbrio ácido-base do organismo, também faz parte da bomba de sódio e potássio, imprescindível para as trocas de substâncias através das nossas membranas celulares.

As quantidades de cálcio, fósforo e magnésio são também bastante significativas, sendo o cálcio e o magnésio, essenciais à formação e manutenção da estrutura óssea, o cálcio importantíssimo na contração muscular, o fósforo indispensável à formação de DNA, RNA (constituintes do código genético) e ATP (principal forma de energia das células), e o magnésio, colaborador das reações de mais de 300 enzimas, entre outras importantes funções metabólicas.

Composição Nutricional:

Valor energético: 66 calorias;
Carboidratos: 16,53 gramas;
Proteínas: 0,83 gramas;
Gordura: 0,44 gramas;
Fibra: 1,3 grama;
Cálcio: 5 miligramas;
Fósforo: 31 miligramas;
Ferro: 0,31 miligrama;
Potássio: 171 miligramas;
Vitamina C: 1,5 miligrama;
Tiamina: 0,01 miligrama;
Riboflavina: 0,065 miligrama;
Niacina: 0,6 miligrama.

Benefícios da Lichia:

Rica em Vitaminas do Complexo B:

Fonte de vitamina B2 e B6, que ajuda o corpo a produzir energia, uma vez que converter carboidratos em glicose que é necessário para a energia, também a vitamina B é essencial para o sistema nervoso saudável e produção de alguns hormônios.

Benefícios para a digestão: 

A Lichia é importante para uma boa digestão, contém vitaminas do complexo B que é importante para as gorduras de decomposição, proteínas e hidratos de carbono e produção de ácido clorídrico.

Benefícios para pele e cabelo: 

A fruta contêm vitamina B que é importante para a reprodução celular como nosso corpo precisa de vitamina B para a renovação da pele, cabelos e unhas de constante crescimento. também contêm polifenóis que protegem a pele dos danos dos raios ultra-violeta.

Ação Antioxidante:

A Lichia é rica em vitamina C, que são poderosos antioxidantes que lutam contra os radicais livres que danificam as células e podem causar doenças como o câncer, a vitamina C também estimula o sistema imunológico, combate doenças crônicas e preveni gripes e resfriados.

Outros benefícios da Lichia:

Benefícios Para o Coração:

A fruta contém proantocianidinas, o que reduzem o mau colesterol LDL e aumenta o nível de HDL ( Bom colesterol). Além disso, tem propriedades anti-inflamatório que ajudam na redução da inflamação dos vasos sanguíneos. Tem também o Oligonol que ajuda na redução da gordura visceral. O consumo da fruta ajuda a inibir a coagulação do sangue, reduzindo assim, as chances de problemas de coração.

Benefícios Para a PressãoArterial:

A Lichia contém alta quantidade de Potássio, que ajuda a contrabalançar os efeitos do sódio, que é responsável pelo aumento da pressão arterial. Os folatos, vitamina C e ferro são alguns dos compostos que podem baixar a pressão sanguínea.

Benefícios para a Pele:

A Lichia é rica em Vitamina C que rejuvenesce a pele e torna mais saudavel e radiante. A vitamina C é um antioxidante natural que protege contra agentes infecciosos e os radicais livres. Oligonal é um polifenol, que atua como um protetor para a pele contra os raios Ultra Violeta, consequentemente, protege contra o câncer da pele. Ela também ajuda na redução da acne, pigmentação da pele e envelhecimento.

Benefícios contra o surgimento do Câncer:

A Lichia é rica em flavonóides que são úteis contra o câncer de mama é podem restringir o metabolismo das células cancerígenas. Flavonas, quercetina e campferol reduzir a multiplicação de células de câncer no corpo.

Benefícios para a Digestão:

A Vitamina C presente na fruta, ajuda na eliminação de bactérias nocivas do intestino., suas propriedades adstringentes é útil contra os vermes intestinais. Por conter fibras alimentares, a lichia também  ajuda na manutenção e regulação do intestino, proporcionando uma evacuação regulada e adequada.

Como consumir a fruta:

A melhor maneira de consumir a lichia é lavar bem a casca da fruta antes de abri-la, é a chamada higienização, que deve ser feita para evitar que impurezas contaminem sua polpa. É possível congelar a lichia para consumi-la ao longo do ano, mesmo por processo de congelamento lento a lichia não perde suas características de perfume e sabor.

Pelo congelamento lento a lichia pode ter sua textura ligeiramente alterada devido ao rompimento de suas fibras provocadas pelos cristais de gelo que são formados em seu interior, mas isso não muda em nada o seu paladar e nem seu valor nutricional. Quando submetida ao calor ou em contato com a luz, a lichia perde nutrientes sensíveis ao calor. Por isso, deve ser armazenada em locais frescos e escuros e, de preferência, ser consumida in natura.

A lichia é encontrada nas feiras, varejões e nos supermercados, e no início do ano as frutas estão mais doces e mais baratas. Antes, ela era encontrada apenas como produto importado. A lichia é rica em nutrientes e um ótimo alimento funcional.

Leia também:

Benefícios da Salsa:
Alimentos que combatem a hipertensão:
Os benefícios da semente de chia para a saúde:
Benefícios do Goji Berry:

Saiba mais sobre a Lichia – Pesquise abaixo!

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*