LEUCEMIA – Sintomas, Causas, Diagnóstico e Tratamento.

Leucemia:

A leucemia é uma doença que acomete os leucócitos ou glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo, por meio da produção de anticorpos. Os glóbulos brancos estão presentes na corrente sanguínea e nos gânglios linfáticos.

O que ocorre na leucemia é o fato dos glóbulos brancos perderem a função protetora do organismo e se multiplicarem descontroladamente. Isto impede a produção dos glóbulos vermelhos, ocasionando anemia e das plaquetas, ocasionando hemorragias.

Causas da doença:

As causas da doença podem estar relacionadas ao estilo de vida, ambiente ou fator hereditário. Desta forma, o tabagismo, a exposição a radiações e produtos químicos e as síndromes genéticas aumentam a chance de desenvolver a doença.

A doença pode progredir de maneira rápida, o que exige um tratamento imediato após o diagnóstico. Pode aparecer tanto em adultos quanto em crianças.

Principais sintomas da doença:

Infecções constantes;
Febre;
Sudorese noturna;
Dor nos ossos;
Fraqueza;
Perda de peso;
Inchaço dos gânglios;
Anemia;
Manchas roxas e vermelhas na pele.

O diagnóstico é feito por meio do hemograma que detecta as alterações no sangue.

Tipos de leucemia:

A leucemia pode ser aguda ou crônica. Na leucemia crônica, os sintomas demoram a aparecer e o médico faz o diagnóstico, muitas vezes,por meio de um exame de rotina.

Neste caso a doença ocorre em células-tronco maduras. Na leucemia aguda, os sintomas surgem de maneira rápida. Isso ocorre devido ao fato das células malignas estarem em uma fase imatura e se multiplicarem rapidamente.

Tratamento:

Dependendo do tipo e da gravidade da doença, o paciente poderá ter de se submeter a sessões de quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou apenas tomar um remédio.

Em casos mais graves, ou quando o paciente não reagiu bem ao primeiro tratamento, será preciso fazer um transplante de medula. Neste tipo de transplante, as células do doador são recolhidas e transmitidas ao receptor. Também pode ocorrer do paciente ser o seu próprio doador.

Escrito por: Priscilla Alves Batista

Leia também:

Câncer de mama;
Câncer de pele;
Obesidade infantil.

Saiba mais sobre a leucemia – Pesquise abaixo!

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*