LARANJA – Conheça seu valor nutricional e seus benefícios para a saúde

Laranja:

A laranja é uma das frutas mais procuradas em todo o mundo, não só pelo seu bom gosto e excelente paladar, mas também por seu valor nutricional. É uma fruta rica em ácido ascórbico (vitamina C), ácido fólico, vitamina B6, flavonóides, pectina e fibra alimentar.

Contém também, uma quantidade significativa de minerais como o sal de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, vitaminas A, colina e outros nutrientes.

Além disso, a fruta tem mais de 170 fitoquímicos e mais de 60 flavonóides com fortes efeitos anti-inflamatório e antioxidante.

A forma mais eficiente de se beneficiar de todos os nutrientes da laranja, é consumi-la fresca ou tomar seu suco. O suco terá níveis mais elevados de quase todos os nutrientes devido à sua concentração. No entanto, uma porção do suco contém o dobro de calorias e 85% menos de fibras do que a fruta.

Valor nutricional da Laranja:

Cada 100 gramas da fruta contém:

  • Calorias – 65kcal;
  • Proteínas – 0,6g;
  • Gorduras – 1g;
  • Vitamina A – 195 U.l.;
  • Vitamina B1 (Tiamina) – 135 µg;
  • Vitamina B2 (Riboflavina) – 150 µg;
  • Vitamina B3 (Niacina) – 0,25 mg;
  • Vitamina C (Ácido ascórbico) – 48 mg;
  • Cálcio – 45 mg;
  • Potássio – 36 mg;
  • Fósforo – 21 mg;
  • Sódio – 13 mg;
  • Enxofre – 11 mg
  • Magnésio – 8 mg;
  • Fonte de vitamina C.

Benefícios da Laranja contra doenças:

Benefícios no combate a febre:

O suco de laranja por seu alto conteúdo de vitamina C elimina toxinas e reduz febres ao mesmo tempo em que alimenta o corpo.

Benefícios no combate a amigdalite:

Para combater este problema se recomenda tomar em jejum um copo de suco batido com três cristais de aloe vera.

Benefícios no combate a obesidade:

A fruta contem um baixo conteúdo em carboidratos e propriedades depurativas, que ajuda a combater a obesidade.

Benefícios para a saúde da pele:

A Laranja é conhecido por ter propriedades adstringentes e tonificantes, antioxidantes e Vitamina C, por isso é tão benéfica para a saúde da pele. Os Antioxidantes por sua vez, ajuda no combate dos radicais livres que podem causar câncer de pele, rugas, manchas e sinais de envelhecimento precoce.

Benefícios no aumento da imunidade

Por ser uma fruta cítrica, a laranja é rica em vitamina C, que é essencial para fortalecer o sistema imunológico. A Vitamina C promove a produção de glóbulos brancos que lutam contra vírus, bactérias e outros invasores estrangeiros.

Além disso, a laranja contêm muitos polifenóis que protegem contra infecções virais. Fornecem também, vitamina A, ácido fólico e cobre, todos os nutrientes que desempenham um papel crucial para estimular a imunidade.

Ajuda a manter o coração saudável:

Sendo rico em antioxidantes, folato e potássio, são as laranjas ótimas para a saúde do coração. Os antioxidantes, especialmente vitamina C, presente nas laranjas protegem as artérias dos radicais livres e previnem a oxidação do colesterol.

Além disso, a laranja tem fitoquímicos que impedem que as plaquetas se colem e fortalecem os vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes para as células do corpo.

Benefícios na prevenção de pedras nos rins:

A grande quantidade de vitamina C presente na laranja também é excelente para a saúde renal. Ajuda a reduzir o risco de desenvolver pedras no rim, aumentando o nível de citrato na urina, que neutraliza os ácidos e inibem a formação de pedra nos rins, ao reduzir a cristalização do ácido úrico e oxalato de cálcio.

Na verdade, especialistas no assunto sugerem que beber um copo de suco de laranja diariamente, pode ser mais eficaz na prevenção de pedras nos rins do que outros sucos de frutas cítricas.

Benefícios para a perda de peso:

A laranja é um excelente alimento para perda de peso. O alto teor de fibra e vitamina C da fruta, é o principal responsável para a perda de peso. A fibra mantem você saciado e ajuda você a comer menos ao longo do dia, a vitamina C converte a glicose em energia e ajuda na queima gordura.

Além disso, a laranja é pobre em calorias e gorduras e rica em nutrientes necessários para um corpo saudável.

Outros benefícios da laranja:

Reduz o colesterol alto – A fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que dificulta absorção de colesterol no intestino.

Prevenir câncer de mama – Também é rica em flavonoides, fortes antioxidantes que previnem alterações nas células;

Reduz o estresse e a depressão – O ácido cítrico por sua grande riqueza em vitaminas e oligoelementos, fazem com que a laranja seja uma grande aliada para combater os momentos de estresse e depressão.

Ação depurativa: A fruta possui também, propriedades que ajudam a eliminar as substâncias que não são metabolizadas e que se alojam em diferentes órgãos.

Ajuda na absorção de ferro – a vitamina C aumenta notavelmente a absorção de ferro, ajudando muito aquelas pessoas que sofrem de anemia ferropriva.

Saiba mais sobre a Laranja – Pesquise abaixo

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*