KIWI – Benefícios da fruta para a saúde e funcionamento do organismo

kiwi:

O kiwi é um fruto comestível proveniente de algumas espécies do género Actinidia e de seus híbridos, originários do sul da China. São plantas típicas de locais com clima temperado ou subtropicalde montanha.

As variedades de fruto mais amplamente comercializadas são produzidas por diversos cultivares da espécie Actinidia deliciosa e, em muito menor quantidade, por algumas variedades de Actinidia chinensis. O fruto possui polpa de coloração esverdeada e uma casca de cor castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta de uma espécie de micropelos que lhe dão um aspecto fibroso.

É considerado o fruto comercial com maior quantidade de vitamina C já identificado com a exceção da acerola, além de ser particularmente rico em alguns oligoelementos, como o magnésio, o potássio e o ferro.

Características do fruto:

Os frutos dos cultivares mais comuns são ovais, com o tamanho aproximado de um ovo de galinha (5 a 8 cm de comprimento e de 4,5 a 5,5 cm de diâmetro). Quando maduro, o fruto é sumarento e macio, com um paladar e cheiro muito característicos.

A boa combinação entre as vitaminas A e E existente no kiwi pode diminuir o risco de doenças cancerosas e circulatórias, incluindo as coronárias, e melhorar o desempenho do sistema imunológico. A vitamina B6 e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém ainda em quantidades significativas.

Alguns dos elementos minerais, como o cálcio, o magnésio, o ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial e aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. O fruto fornece, também, quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

Devido à sua riqueza em clorofila, o kiwi é uma das poucas frutas que mantêm a coloração verde quando madura.

Alguns benefícios da fruta:

Proteção para as células e o DNA:

A combinação única de antioxidantes presente na fruta Kiwi ajuda a proteger a célula, e o DNA dos danos oxidativos.

Alguns especialistas concluem que isto pode ajudar a prevenir o câncer.

Aumento da imunidade:

O conteúdo alto de vitamina C do kiwi juntamente com outros compostos antioxidantes impulsiona o sistema imunológico.

Nutrientes para perda de peso:

O baixo índice glicêmico e alta fibra do kiwi não não permitirá uma corrida forte de insulina como outra fruta com conteúdo de alto nível de açúcar, assim o corpo não responderá armazenando gordura.

Benefícios para o intestino:

Kiwis são uma grande fonte de fibra. Isto previne a constipação e outros problemas intestinais.

Ação contra toxinas:

A fibra difusa de Kiwi ajuda a vincular e mover as toxinas de seu trato intestinal.

Benefícios para o coração:

Comer 2 a 3 kiwis por dia pode reduzir o potencial de coagulação em 18% e reduzir triglicerídeos em 15%.

Muitos indivíduos tomam aspirina para reduzir a coagulação do sangue, mas isso traz muitos efeitos colaterais, incluindo inflamação e sangramento intestinal.

Kiwis tem os mesmos benefícios de anti-coagulação, sem efeitos colaterais.

Benefícios para diabéticos:

Kiwi esta na categoria de baixo índice glicêmico, ou seja, ele não dispara o açúcar no sangue rapidamente. Tem uma carga glicêmica muito baixa, o que significa que é seguro para diabéticos.

Benefícios para os olhos:

Degeneração macular é a principal causa de perda de visão em adultos mais velhos.

Estudos comprovaram que comer 3 ou mais porções de frutas por dia diminui a degeneração macular em 36%.

Isto pode ser associado com níveis elevados de luteína do kiwi e zeaxantina, ambos substâncias químicas naturais encontradas no olho humano.

Embora ambos os frutos e vegetais foram estudadas, este mesmo efeito não foi mostrado em legumes.

Como utilizar o kiwi:

Do kiwi podem ser comidos não apenas as sementes e a polpa, mas também a casca, especialmente se de origem orgânica, e depois de ter sido bem lavada.

Os kiwis podem ser utilizados na preparação de geleias e marmeladas, sozinhos ou em combinação com outras frutas.

Também podem ser consumidos em saladas de todos os tipos, sejam salgadas que de frutas.

No café da manhã pode ser consumido juntamente com aveia em flocos, ótimo para desintoxicar já nas primeiras horas do dia, mas também a qualquer hora.

O kiwi também pode ser usado na preparação de bolos, tortas, sorvetes e sacolés.

Com os Kiwis também se pode fazer tratamentos de beleza. Uma máscara facial caseira rápida, pode ser feita esmagando com um garfo a polpa do fruto bem maduro e misturando-a com colher de chá de óleo de amêndoas doces. Passe a mistura no rosto e deixe por 15 minutos e depois enxágue normalmente.

Precauções:

O kiwi contém uma quantidade razoável de oxalatos, uma substância que aparece naturalmente em muitas plantas e animais.

O oxalato é o produto final do metabolismo de aminoácidos e do ácido ascórbico, que não pode ser metabolizado no organismo humano, sendo excretado pela urina. O aumento na concentração urinária de oxalato pode levar à sua saturação, com consequente formação de cristais e cálculos renais.

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