HDL – Técnicas e procedimentos para melhorar o colesterol bom.

HDL:

Você sabe o que é HDL? A maioria das pessoas não têm uma resposta para essa pergunta que, é fundamental para a saúde de todos nós. O HDL colesterol, também conhecido como colesterol bom ou lipoproteína de alta densidade, é o tipo de colesterol que ajuda a limpar os excessos do colesterol ruim da parede dos vasos sanguíneos. Ou seja, o HDL pega a gordura ruim que está sobrando na corrente sanguínea, e que pode causar doenças cardiovasculares e coronarianas, de volta ao fígado para ser processada.

Mas se existe um colesterol bom e ele é necessário para o nosso corpo, afinal de contas, por mais disciplinada que seja sua alimentação diária, é impossível impedir e é até necessária, a injeção de gordura no organismo, no entanto, ele deve ser devidamente processado pelo fígado e não ficar espalhado nas artérias causando males diversos, como podemos melhorar nosso HDL? A resposta você encontrará a seguir:

Organismo com níveis ideais de HDL:

Antes de mais de nada, devemos conhecer quais os níveis corretos do hdl que nosso corpo deve ter. É importante reforçar que, mesmo uma pessoa disciplinada e com baixo nível de LDL, o colesterol ruim, deve ter HDLl em padrões aceitáveis.

Que seriam acima de 40 mg/dL e entre 60 mg/dL. Abaixo de 40 torna-se suscetível a doenças coronarianas e acima de 60 ajuda, mais ainda, na proteção de problemas do coração.

Exercícios físicos:

Para você que não gosta de exercícios físicos muito pesados, aqui vai uma boa notícia: o HDL melhora com a continuação dos exercícios e não com sua intensidade.

Quanto mais uma caminhada ou uma corrida, exercícios mais praticados por quem não frequenta academia, durar, maior será seu nível de HDL.

Perder massa gorda:

Essa é uma dica que todos possuem ciência. Quanto maior a obesidade, maior o índice de LDL e menor o de HDL. Perder peso irá ajudar, automaticamente, na melhora do colesterol bom em seu corpo.

Hábitos pouco saudáveis:

São vários costumes que, deixados para trás, aumentarão a qualidade do colesterol bom. Entre eles o fumo. Apenas algumas semanas sem fumar melhorará os níveis de HDL.

Ingestão de bebida alcoólica. Este é um caso paradoxal, pois beber de um a dois copos de bebida alcoólica por dia podem ajudar na melhora do colesterol bom, no entanto, exagerar na bebida, juntamente com outros petiscos gordurosos e cigarros ao lado,fazem exatamente o contrário.

Gordura trans. Este é um caso interessante, já que a gordura trans está presente em vários alimentos suplementares que ajudam na perda de peso. Eles aumentam os níveis de LDL e devem ser diminuídos ou abandonados.

Bons hábitos alimentares para melhorar o colesterol bom:

Alguns alimentos, ricos em fibra, por exemplo, aumentam exponencialmente o colesterol bom no organismo. Entre eles estão:

Suco de amora, peixes e outros ricos em ômega 3, azeite de oliva extra virgem, nozes, creme de amendoim, abacate, aveia, chocolate amargo, que é rico em cacau, alcachofra, laranja, linhaça, canela, soja, açaí e chá, todos os chás, mas chá verde é o melhor. Contudo, tenha cuidado na ingestão de alguns destes alimentos, como o açaí, por ser extremamente calórico. Consuma com moderação.

Siga essa dicas e veja seu colesterol bom, o HDL, subir juntamente com sua saúde.

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