GRAVIOLA – Propriedades e benefícios para a saúde.

Graviola:

A graviola é uma fruta característica de regiões tropicais, principalmente América Central, do Sul e sudeste asiático. Possui forma ovalada ou de coração. Apresenta uma coloração verde, mais escura quando a fruta ainda está verde e mais clara conforme amadurece. Tem sulcos e saliências em formato de espinho na casca e uma polpa branca macia e suculenta com pequenas sementes pretas. Tem sabor doce ácido e pode chegar a pesar 8 quilos.

Também é conhecida como, araticum de comer, araticum do grande, araticum manso, araticum, jaca, jaca de pobre, coração, coração de rainha, jaca do Pará, jaqueira mole. Em Angola é conhecida por sape-sape

As árvores de graviola são da espécie Annona muricata pertencente à família das Annonacease, são pequenas, eretas, perenes e conseguem atingir cerca de 4 metros de altura. São nativas do Caribe e América Central, mas são amplamente cultivadas em várias partes do mundo onde predominam climas quentes e úmidos.

Propriedades nutricionais da graviola:

Nutricionalmente, a fruta é rica em carboidratos, especialmente a frutose. Também contém quantidades significativas de vitamina C, B1 e B2. Além disto, muitos compostos bioativos e fitoquímicos têm sido encontrados na graviola.

Pesquisas afirmam que a anonacina presente na graviola possui efeitos anticancerígenos. No entanto, esses estudos foram realizados somente in vitro em animais e ainda não há estudos clínicos em seres humanos. Os frutos, sementes e folhas têm uma série de usos medicinais entre os povos indígenas das regiões onde a planta é comum, para tratar algumas doenças de estômago e vermes.

A graviola comumente é consumida crua ou transformada em bebidas, doces, cremes, sorvetes, mousses, merengues, etc. É muito apreciada pelo seu delicioso sabor característico e por conter baixas calorias. Cada 100g da fruta contém em média 60 calorias. O chá das folhas também é muito apreciado e são usados geralmente para induzir o sono e combater a diabetes.

Benefícios da graviola para a saúde:

Benefícios na prevenção do câncer:

A Graviola ajuda a diminuir os níveis dos receptores de crescimento epidérmico, portanto, impede o desenvolvimento de células de cancerígenas. Ele também contém acetogeninas que são compostos anti-cancerígenos e ajuda na inibição de nicotinamida adenina oxidase de células cancerígenas.

Benefícios na perda de peso:

A fruta é muito baixa em calorias e fornece uma cargas de nutrientes. Ele é rico em fibras e, assim, mantém uma pessoa saciados por um bom tempo. As folhas da graviolas são usadas para preparar o chá, o que pode ser útil para o emagrecimento.

Benefícios para pele:

Possui excelente benefício para a pele, por ser rica em vitamina C que ajuda na eliminação de toxinas do corpo. com isso, ajuda a pele ser macia e suave.

Ela também tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir a acne e furúnculos. Devido a propriedades anti-bacterianas. Graviola também é rica em polifenóis, saponinas e flavonóides, que são antioxidantes. Estes antioxidantes inibem os danos dos radicais livres e prevenir os primeiros sinais de envelhecimento, rugas e pigmentação. Eczema podem ser evitados através da aplicação às folhas das áreas afetadas.

Benefícios para pressão arterial:

Contém uma quantidade elevada de potássio que ajuda na regulação da circulação sanguínea e, portanto, reduz a pressão arterial.

Benefícios na Prevenção da Diabetes:

A graviola é recomendada para prevenir a diabetes. É rica em fitoquímicos, conhecidos como acetogeninas. Estes fitoquímicos poderosos podem ajudar a regular o nível de açúcar no corpo. Além disso, é rica em fibra dietética, que ajuda a abrandar o processo de digestão no corpo e ajuda a controlar o nível de glicose.

Outros benefícios da graviola: 

Acelera o metabolismo:

Vitamina B1 na fruta acelera o metabolismo, a circulação sanguínea e evita distúrbios nervosos. Ela também contém vitamina B2, que é vital para a produção de energia do corpo, o armazenamento de gordura, o funcionamento do sistema nervoso e manutenção do músculo cardíaco.

Combate a hemorroida:

A fruta é eficaz na cura de hemorroidas. Para este efeito, beba duas vezes por dia, de manhã e à tarde, 1 xícara de água de graviola para o alívio. Em caso de diarreia infantil, as crianças devem tomar 2-3 colheres de sopa desta água.

Hidrata o corpo:

A polpa desta fruta é quase 84% de água, que hidrata o corpo. Ele age como um diurético natural para o tratamento de edema ou retenção de água.

Promove o sono:

A graviola contém uma substância química chamada triptofano, que promove a sonolência e relaxamento. As folhas da gravioleira são muitas vezes utilizadas em aromaterapia e infusões para o sono.

Previne infecções do trato urinário:

Devido ao seu alto teor de água, a fruta é eficaz no tratamento e prevenção de infecções do trato urinário, uretrite e hematúria (sangue na urina). O sumo do fruto pode ser tomado por via oral, no caso de uretrite, hematúria e doenças do fígado.

Combate os radicais livres:

Fonte rica em vitamina C e o ácido ascórbico, a graviola, aumenta a quantidade de antioxidantes no corpo, que desempenham um papel importante no combate dos radicais livres que são responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele. Ao eliminar os radicais livres, os sinais de envelhecimento, tais como linhas finas, rugas e pigmentação diminuem.

Alivia a dor:

As folhas da planta de graviola têm propriedades analgésicas que podem aliviar a dor. Estas folhas são mastigadas ou aplicadas em feridas abertas. Seu suco é eficaz na cura da ferida, enquanto alivia a dor de uma lesão.

Contraindicações da graviola:

A graviola está contraindicada para indivíduos com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, pois sua acidez pode provocar dor. Grávidas e indivíduos com hipotensão também devem evitar o consumo da graviola, pois a fruta pode provocar aborto.

Leia Também:

Kiwi:
Lichia:
Acerola:
Benefícios da Salsa:
Benefícios do Goji Berry:
Os benefícios da semente de chia para a saúde:

Saiba mais sobre a Graviola – Pesquise abaixo

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*