DIETA DA SOPA – Funcionamento, Cardápio, Vantagens e Desvantagens

Dieta da Sopa:

A Dieta da Sopa é aconselhável para quem quer ou precisa perder peso rapidamente (cerca de sete quilos em uma semana). Ela sugere a substituição das refeições diárias por sopas caseiras, durante uma semana, e não é feita só por motivos estéticos, mas costuma ser recomendada por médicos para os pacientes que passaram por uma cirurgia cardíaca ou para aqueles que têm problemas sérios de coração.

O emagrecimento pode ainda ser mais acentuado se o paciente fizer também exercícios físicos como caminhadas, por exemplo. A Dieta da Sopa foi desenvolvida por alunos da Universidade de São Paulo (USP), especialmente para o Hospital do Coração, mas sua fama logo se estendeu para as demais pessoas que desejavam perder peso.

Como funciona a Dieta da Sopa:

Basicamente, como o nome já diz, ela consiste em substituir algumas refeições por sopa. Caldos nutritivos e saborosos podem entrar no seu cardápio, mas nem todo mundo toma cuidado na hora de preparar as sopas, deixando de lado a preocupação com nutrientes essenciais para uma boa saúde.

O normal da Dieta da Sopa é não durar muito, pode ser feita de 2 a 30 dias, depende da pessoa. O prato pode entrar no almoço e no jantar, com receitas de sopas variadas.

Não é necessario tomar as sopas em absolutamente todas  as refeições, mas para quem quer adotar algo mais leve e saudável substituir a refeição da noite por uma sopa, é uma boa opção.

Há quem siga uma forma mais radical da dieta alimentando-se só com sopa de repolho, porém, fazer as sopas com base em legumes e verduras ou até mesmo misturar legumes com carne ou frango, são boas pedidas para não ter um prejuízo nutricional muito grande.

Riscos da Dieta da Sopa:

Quando essa dieta é seguida de forma radical, sem se preocupar com as necessidades do corpo incluindo os nutrientes essenciais, podem existir alguns riscos.

Fraqueza, tontura e indisposição, são três exemplos de riscos que pode ocorrer, mas a longo prazo outros problemas podem surgir pela alimentação não balanceada. Além disso, ao seguir somente a Dieta da Sopa por alguns dias e não mudar os hábitos alimentares, pode ocorrer o famoso efeito sanfona, em que a pessoa emagrece, engorda, emagrece e engorda de novo.

Cardápio da Dieta da Sopa:

O cardápio da sopa consiste-se em uma receitas para os 7 dias da semana:

1º Dia de dieta:

Consuma frutas, exceto banana e abacate. Ingira a sopa duas vezes ao dia, beba chás e água à vontade.

2º Dia de dieta:

Consuma legumes e verduras e tome a sopa quando sentir fome.

3º Dia de dieta:

No terceiro dia a batata não deve ser consumida, mas os demais legumes podem ser consumidos à vontade, e tome a sopa pelo menos duas vezes ao dia.

4º Dia de dieta:

Agora as bananas podem ser consumidas, desde que no limite de até oito unidades, e beba copos de leite desnatado à vontade (nada de leite integral, apenas desnatado). Ambos os alimentos contam com grandes quantidades de carboidratos, potássio, proteína, e cálcio, substâncias que o seu corpo carecerá no quarto dia. Tome a sopa pelo menos duas vezes ao dia.

5º Dia de dieta:

280 a 400 gramas de carne vermelha ou branca grelhada podem ser consumidas, assim como uma porção de tomates frescos. Tome a sopa pelo menos duas vezes ao dia e consuma no mínimo seis copos de água para eliminar o ácido úrico acumulado nesses cinco dias.

6º Dia de dieta:

Você pode comer ainda mais carne, até três bifes grandes, além de consumir legumes cozidos (exceto batata). Tome sopa pelo menos 2 vezes ao dia, beba água, café, chá e sucos sem açúcar.

7º Dia de dieta:

No último dia você pode comer arroz integral, legumes cozidos ou crus à vontade, sopas duas vezes ao dia, água café, chá e sucos sem açúcar.

Alimentos a evitar na Dieta da Sopa:

Assim como qualquer dieta, os resultados pretendidos só serão obtidos se comprometer a seguir, de forma dedicada, todas as suas regras à risca. Isso, geralmente, envolve evitar o consumo de alimentos que possam comprometer a qualidade dos resultados obtidos.

Dessa forma, deverá esforçar-se ao máximo para eliminar da sua rotina alimentar o consumo de alimentos excessivamente açucarados, carnes muito gordurosas, cereais refinados, bebidas alcoólicas, refrigerantes, molhos, frituras e outros alimentos associados.

Ao seguir correctamente a Dieta da Sopa, poderá contar com a possibilidade de observar resultados surpreendentes logo após alguns dias. O peso perdido irá variar de pessoa para pessoa, mas há quem consiga atingir valores superiores a 5 kg em menos de 10 dias, o que representa uma perda de peso surpreendente num curto espaço de tempo.

Atenção – O conteúdo deste artigo é meramente informativo, e não tem nenhuma intensão de substituir a orientação, o diagnóstico, ou o aconselhamento médico profissional. Por favor, converse com seu médico para maiores informações.

Leia também:

Dieta do Carboidrato:
Dieta da USP:
Dieta dos Pontos:
Dieta dos Pontos:
Dieta Dukan:
Dieta da Proteína:

Saiba mais sobre a Dieta da Sopa – Pesquise aqui

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Comments

  1. By deivson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*