CÂNCER DE PRÓSTATA – Sintomas, dignósticos e tratamentos.

Câncer de próstata:

O tipo de câncer que mais afeta os homens no Brasil é o câncer de próstata. Cerca de 52 mil homens são diagnosticados com a doenças todos os anos. Este tipo de câncer acontece quando as células da glândula da próstata começam a se multiplicar e a crescer de forma completamente desordenada. Este processo, em alguns casos, não acontece de maneira abrupta, mas sim lentamente, o que impede a detecção, muitas vezes, precoce deste mal, algo fundamental para o tratamento bem-sucedido da enfermidade.

Em outros casos, o crescimento ocorre rápido demais, podendo se espalhar para outros órgãos. Quanto mais cedo o câncer de próstata é diagnosticado, mais chances de sobreviver a doença, o paciente tem.

Para saber se o câncer está em seu organismo, é importante prestar muita atenção nos sintomas. Se você não sabe quais são, confira agora:

Sintomas gerais do câncer de próstata:

Jato de urina muito fraco ou reduzido, necessidade constante de urinar, especialmente à noite, sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar, dificuldade de iniciar a passagem da urina, dificuldade de interromper o ato de urinar, urinar em gotas ou jatos sucessivos.

Necessidade de fazer força para manter o jato de urina, vontade premente de correr ao banheiro, mas chegar atrasado e ver a urina escorrer antes de chegar ao vaso sanitário, sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos), dificuldades em conseguir ou manter a ereção e sangue na urina ou no esperma.

Sintomas menos recorrentes da doença:

Dores no pênis durante a passagem da urina, dor no momento da ejaculação e dores nos testículos.

Diagnósticos:

Todos esses sintomas, se constatados, a ida ao médico urologista deve ser imediata. Principalmente em homens com idade superior aos 50 anos. Essa faixa etária é a responsável por mais da metade dos novos casos surgidos no mundo todos os anos. Homens mais jovens, de todas as idades, também podem ter a doença,diferentemente do que muitos rapazes acreditam e por isso nem se preocupam com a existência deste perigoso tipo de câncer.

A ausência dos sintomas, não significa que deve-se descartar a possibilidade de se ter a doença,por isso outras formas de determinar se existe a doença devem ser tomadas.

Outras maneiras de também realizar o diagnóstico do câncer de próstata são: fazer o exame de sangue periodicamente, exame de dosagem de proteína (PSA) e o toque retal. Este último sendo o mais recriminado por muitos homens ainda. Lembrando que o toque retal e a dosagem de proteína apenas indicam se há necessidade ou não de mais exames para confirmar o câncer.

É importante informar que o toque retal não serve apenas para verificar o câncer de próstata, mas também outras doenças que podem acometer a região, o que torna o exame fundamental após atingir uma certa idade, para o tratamento precoce destes e garantir a qualidade de vida.

Vá agora ao médico especialista e faça os devidos exames para prevenir o câncer de próstata.

Leia também:

Sintomas de tumor no seio:
Câncer de mama:
Câncer de pele:

Saiba mais sobre o Câncer de Próstata – Pesquise abaixo!

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*