CÂNCER DE MAMA – Causas, sintomas, diagnósticos e tratamentos.

Câncer de mama:

O câncer de mama ocorre quando há uma divisão descontrolada de células devido a alterações genéticas. Corresponde ao tipo de câncer mais comum em mulheres, mas essa doença também pode acometer homens, que possuem má alimentação ou que façam uso de anabolizantes.

Toda mulher deve realizar o auto exame uma vez por mês, após a menstruação,quando os seios estão menos inchados. É necessário observar qualquer alteração que possa a vir se desenvolver.

Sintomas típicos de inicio de  de câncer de mama:

Vermelhidão;
Secreção;
Ondulações;
Alterações na forma e tamanho;
Caroço;
Descamação;
Dor;
Inchaço;
Retração do mamilo;
Edemas;
Nódulos na axila.

Se encontrar qualquer um desses sinais, procure imediatamente um ginecologista, pois quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maior será a chance de cura.

Possíveis causas da doença:

Ainda não se sabe quais são as causas do câncer de mama, mas alguns fatores podem favorecer o seu aparecimento: mulheres com mais de 40 anos, menopausa tardia, primeira gravidez tardia, primeira menstruação precoce, obesidade, exposição prolongada aos hormônios femininos e casos de câncer em familiares de primeiro grau (mãe, irmã e filha).

Além do autoexame é recomendado que mulheres acima de 40 anos façam mamografia anualmente. Por meio da mamografia é possível detectar lesões muito pequenas, ou seja, que ainda não são palpáveis.

Este exame é realizado no mamógrafo, que é um aparelho de raio-X específico. Ele irá comprimir a mama para obter melhores imagens.

O Ultrassom é um exame indicado para mulheres mais jovens, pois esse grupo possui uma maior quantidade de tecido glandular, que pode dificultar a detecção de lesões.

O câncer de mama ou qualquer outro tipo de câncer pode ser invasivo ou não. Quando não é invasivo, o câncer se fixa em um ponto e não se espalha para outros órgãos.

Tratamento:

O tratamento depende do estágio em que a doença se encontra. Será necessário fazer uma biópsia para confirmar se o tumor é maligno. Se a doença for confirmada, é feita uma cirurgia na mama para retirar o nódulo ou uma parte da mama, dependendo da gravidade.

Depois da cirurgia, dependendo do número de nódulos e da extensão, será necessário fazer um tratamento de quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia.

O câncer de mama é uma doença grave, portanto faça sempre o autoexame e vá ao médico constantemente.

Escrito por: Priscilla Alves Batista.

Leia também:

Câncer de próstata;
Leucemia;
Câncer de pele.

Saiba mais sobrer o Câncer de Mama – Pesquise abaixo!

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*