CABELOS CACHEADOS – Dicas de penteados, tratamentos e tinturas.

Cabelos cacheados:

Quem tem cabelos cacheados nunca sabe como cuidar adequadamente deles. É comum ver pessoas que têm esse tipo de cabelo, alisando os cabelos com escova progressiva. Também é comum prender os cabelos cacheados, já que eles costumam ser bastante volumosos.

Atualmente, existem muitos produtos específicos para os cabelos cacheados, crespos ou ondulados. Alguns procedimentos químicos podem abaixar o volume dos cabelos ou definir os cachos.

Portanto, é possível ter cabelos cacheados e bonitos, mas para isso alguns cuidados são necessários.

Como lavar os cabelos cacheados:

O cabelo cacheado é mais frágil do que os demais, portanto na hora de lavá-lo é preciso ter cuidado. Além de frágil, esse tipo de cabelo é mais ressecado, pois a oleosidade normal produzida no couro cabeludo, não chega às pontas.

Na hora do banho, evite a água muito quente, pois isso irá contribuir ainda mais para o ressecamento dos fios. O shampoo não pode conter muito sulfato, que é um tipo de detergente. Evite os shampoos transparentes ou de limpeza profunda e dê preferência aos shampoos hidratantes. O condicionador também deve proporcionar uma hidratação profunda.

Depois da lavagem, aplique um creme para pentear e desembarace o cabelo, depois aplique um ativador de cachos e amasse os fios com uma toalha, isso irá ajudar na definição do cacho. Você também pode usar o secador com um difusor para secar o cabelo. O difusor é um acessório que fica acoplado no secador e evita que o cabelo seque com muito frizz, pois não faz vento.

Como hidratar os cabelos cacheados:

Os cabelos cacheados devem ser hidratados semanalmente, para que fiquem macios e brilhosos. As máscaras devem proporcionar um tratamento intensivo e conter ingredientes como argan, ojon, queratina ou abacate. O óleo de argan é extraído de um fruto marroquino e é rico em ácidos graxos e vitamina E.

O óleo de ojon é extraído de uma palmeira caribenha, e é rico em lipídeos. O abacate contém antioxidantes que eliminam o ressecamento. A queratina reveste o cabelo, proporcionando fortalecimento.

Para fazer a hidratação, primeiro lave os cabelos e depois aplique a máscara capilar. Você deve aplicar o produto fazendo uma massagem em cada mecha. Após a aplicação, coloque uma touca e deixe agir por aproximadamente 15 minutos.

Tratamentos químicos para os cachos:

Quem tem cabelos crespos ou cacheados, pode recorrer a alguns tratamentos que prometem domar os fios. Existem diversos tipos de relaxamento, a novidade do mercado é o relaxamento 3D.

Este procedimento promete acabar com o volume e definir os cachos, dando um efeito natural. É feito com guanidina e deve ser retocado a cada 3 meses. Alguns relaxamentos são feitos com tioglicolato de amônia, que é indicado para quem tem o cabelo levemente cacheado. Esses procedimentos não danificam o cabelo, mas devem ser feitos por profissionais especializados.

Cortes indicados para cabelos cacheados:

Se você possui cabelos muito cacheados evite os cortes retos, pois eles irão dar uma impressão de volume nas pontas. Invista em cortes repicados com a parte de trás em forma de U.

Se você tem os cabelos ondulados, invista em cortes retos, pois os fios irão pesar e isso diminuirá o volume.

Penteados para disfarçar o volume:

Naqueles dias em que o seu cabelo acorda volumoso e não tem nenhum creme que acabe com isso, invista em um penteado. Faça uma trança, um coque ou prenda apenas uma parte do cabelo com algum acessório, como uma flor. Para definir ainda mais os cachos use babyliss e finalize com um spray fixador ou de brilho.

Na hora de escolher e usar o babyliss, alguns cuidados são necessários:

Escolha um aparelho de cerâmica, que irá aumentar a temperatura de maneira uniforme;

Aplique um protetor térmico;

Aplique spray fixador em cada mexa antes de passá-las no aparelho;

Quando enrolar a mexa no aparelho, espere alguns segundos e solte, delicadamente;

Compre o Babyliss mais fino, que é indicado para os cabelos naturalmente cacheados;

Invista em acessórios como presilhas e arcos, que além de proporcionarem mais estilo, irão disfarçar o volume indesejável.

Tintura para cabelos cacheados:

Se você já tem fios brancos ou deseja apenas mudar a coloração deles, compre tinturas sem amônia. O cabelo encaracolado é mais fino e mais frágil, portanto essa substância deve ser evitada, para não ressecá-lo. Alguns tonalizantes disponíveis no mercado possuem uma fórmula mais leve, que evita a agressão capilar.

Para quem fez relaxamento com guanidina deve esperar 20 dias ou mais para colorir os cabelos e a regra é a mesma; a tintura não deve conter amônia.

Se o procedimento foi feito com tioglicolato de amônia não há restrições de substâncias, mas a coloração deve ser feita com um tempo de pausa do relaxamento. Já o hidróxido de sódio não aceita coloração.

Na dúvida faça a coloração em um salão, com um profissional que irá analisar as condições do seu cabelo, ou seja, se ele suporta a química da tintura.

Escrito por: Priscilla Alves Batista.

Leia tambem:

Queda de cabelo desde a raiz
Penteados
Estrias

Saiba mais sobre cabelos cacheados – Pesquise abaixo!

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*