BENEFÍCIOS DA SALSA PARA SAÚDE – Dicas de alimentação e saúde .

Benefícios da Salsa:

A salsa ou salsinha é uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. Nativa da região mediterrânica central (sul da Itália, Argélia e Tunísia), naturalizada em toda a Europa e amplamente cultivada como condimento ou hortaliça.

É uma planta bienal que, no primeiro ano, forma uma roseta de folhas muito divididas, alcança de 10 a 25 cm de altura e possui talos que podem chegar a exceder 60 cm, com floríferos de 1 a 3 cm e um tubérculo usado como reserva para o inverno. No segundo ano, desenvolve um talo de flor de até 75 cm de altura com folhas esparsas e umbela de topo plano com diâmetro de 3 a 10 cm, com várias flores verde-amareladas de 2 mm de diâmetro. As sementes são ovoides de 2 a 3mm. A planta normalmente morre após o amadurecimento das sementes

Benefícios da salsa para a saúde:

Os benefícios da salsa A salsa são inúmeros, ela rica em muitas vitaminas vitais, incluindo a vitamina C, B 12, K e A. Esta erva mantém o seu sistema imunológico resistente, fortifica os seus ossos e contribui para a saúde do sistema nervoso.

O uso regular de salsa pode ajudar a controlar a pressão arterial. O ácido fólico presente nesta erva é como um tônico para o coração.

O consumo da  salsa regularmente, alivia dores nas  articulações, isso porque a erva tem propriedades anti-inflamatórias.

Chá de salsa relaxa os músculos e estimula a digestão de proteínas e gorduras.
Salsa é rica em clorofila, isso ajuda a frear o crescimento de bactérias ruins, pois tem propriedades antibacterianas. A clorofila encontrada na salsa é um bom remédio para evitar o mau hálito (halitose).

É um alimento de baixa caloria e é rico em muitos nutrientes saudáveis, ela fornece cerca de 35 calorias por 100 gramas de seu consumo. ele é rico em hidratos de carbono, juntamente com a fibra dietética e proteína. Além das vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, vitamina E e vitamina K. A salsa também é um alimento rico em minerais como o cálcio, ferro, magnésio, potássio e cobre.

Outros benefícios da salsa para saúde.

Benefícios contra o cancêr – A Salsa é rica em antioxidantes que podem prevenir o metabolismo das células cancerígenas. A apigenina é um tipo de flavonóide encontrado na salsa, que atua como um agente anti-inflamatório que ajuda na prevenção do câncer de pele, da mama e da próstata. Miristicina é outro composto da salsa que auxilia na ativação da enzima glutationa-S-transferase. Esta enzima restringe a danos oxidativos das moléculas e é eficiente em restringir o câncer de pulmão.

Benefícios para a Saúde do Coração – A Salsa é rica em ácido fólico. O ácido fólico é um tipo de vitamina B que auxilia na redução da homocisteína. A homocisteína é um aminoácido cuja em abundância pode causa danos nos vasos sanguíneos. Salsa também impede a aterosclerose, em que as artérias expandir. Além disso, a Salsa tem uma grande quantidade de antioxidantes que auxilia na redução do colesterol.

Benefícios para o Sistema Imunológico – A Salsa é uma boa fonte de Vitamina C, o que elimina bactérias prejudiciais e também protege o organismo contra danos por radicais livres. ela também ainda é rico em óleos essenciais que podem combater alergias e doenças crônicas. Além disso, o Beta-caroteno presente na salsa é convertido em vitamina A, que ajuda a combater infecções e até mesmo para proteger os olhos. Além disso, a vitamina A, auxilia na produção de células brancas do sangue e fortalece vias urinárias e membrana mucosa.

Benefícios contra Inflamação – A Salsa é rico em luteolina e vitamina c. estes nutrientes ajudam na redução da inflamação. Eugenol é um tipo de óleo presente na salsaque é bastante benéfica no tratamento da artrite. além disso, a salsa pode ajudar na redução da artrite reumatoide e da osteoartrite. a pasta feita da salsa pode ser aplicado em picadas de insetos para acelera a recuperação.

Benefícios contra formação de Cálculos Biliares – O ácido oxálico presente na salsa ajuda na limpeza das toxinas nos rins. Ele ainda ajuda na dissolução de cálculos biliares e pedras nos rins. O Chá de salsa é uma forma eficaz para colher seus benefícios.

Benefícios contra Anemia – A clorofila presente nos pode purificar o sangue, removendo toxinas. Salsa é rica em ferro, cuja absorção aumenta devido à grande quantidade de vitamina C presente nela. O ferro pode aumentar o nível de hemoglobina no sangue.Benefícios da Salsa para o Cabelo: A apigenina é um antioxidante, que ajuda na prevenção da queda de cabelo. Seu suco pode ser aplicado no couro cabeludo, a fim de fortalecer os folículos pilosos. Além disso, a salsa é rico em cobre que também ajuda a reter a cor natural do cabelo.

Salsinha combate a celulite – O chá de salsinha também é aliado na hora do combate à celulite, pois possui propriedades quem agem diretamente na inflamação das células, que causa os tão indesejados furinhos na pele.

Como consumir a salsa:

A salsa pode ser consumida crua em saladas, junto com diferentes verduras ou em vitaminas com quaisquer frutas, no café da manhã ou nos pratos principais. Os benefícios da salsa também podem ser aproveitados por meio de sua infusão, antes de cada refeição para uma boa digestão.

Em algumas pessoas, o consumo em excesso pode causar reações alérgicas na pele e outros efeitos colaterais, como anemia e problemas no fígado ou nos rins. Caso tenha dúvidas sobre seu consumo, procure orientação de um nutricionista.

Leia também:

Os benefícios da semente de chia para a saúde:
Benefícios do Goji Berry
Alimentos que combatem a hipertensão:

Saiba mais sobre os benefícios da salsa – Pesquise abaixo!

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*