ALIMENTOS QUE CONTÉM COLÁGENO – Conheça os principais e porque consumi-los

Alimentos que contém colágeno:

Uma das proteínas mais importantes para que se tenha uma aparência sempre bela, jovem e saudável é o Colágeno. Nesse artigo falaremos um pouco sobre seus benefícios e falaremos também sobre alguns alimentos que contém colágeno e porque que são tão fundamentais na alimentação e na dieta do dia a dia.

O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, que é produzida naturalmente pelo corpo, mas que também pode ser encontrada em alimentos como carne e gelatina, em cremes hidratantes ou suplementos alimentares em cápsulas ou pó.

Esta proteína é muito importante para manter as células firmes e unidas, sendo não só importante para a pele mas também para outros tecidos como para a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações, melhorando a sua saúde.

Veja abaixo, alguns dos principais benefícios do colágeno para o organismo:

• Previne o aparecimento de celulite;
• Fortalece as unhas;
• Fortalece o cabelo e melhora o seu aspecto;
• Diminui o surgimento de estrias;
• Aumenta a elasticidade da pele;
• Previne e retarda o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Abaixo, citamos alguns dos mais importantes alimentos que contém colágeno:

Frutas cítricas:

Frutas cítricas como a laranja têm vitamina C, substância indispensável para a formação de colágeno, pois contribuem com a síntese de proteínas, que depois será transformada em colágeno. A recomendação é comer de três a quatro porções de frutas cítricas por dia.

Linhaça:

Além de rica em fibras, a linhaça contém ômega-3, nutriente importante para uma pele mais jovem. Consuma uma colher (chá) por dia, de preferência triturada.

Atum e Salmão:

Ambos são ricos em ômega-3 e DMAE. A recomendação é comer uma posta ou um filé no mínimo três vezes por semana.

Castanhas, Nozes e Amêndoas:

Além de serem fonte de vitamina E, que é importante para a formação de colágeno, as castanhas, nozes e amêndoas contém ácidos graxos poli-insaturados que auxiliam na manutenção da vitalidade da pele. A orientação é consumir 1/3 de xícaras desses alimentos diariamente.

Iogurte Natural:

O cálcio ajuda na contração muscular. Recomenda-se tomar um pote por dia com frutas ou mesmo puro.

Abóbora, Cenoura, Melão e Pêssego:

Esses alimentos contém vitamina A, responsável pela regeneração da pele. O ideal é comer ½ xícara por dia, em saladas ou sucos.

Carnes e Ovos:

São importantes fontes de proteínas e de vitaminas B6 e B12. Além disso, são fundamentais também para a flora intestinal, agindo no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos.

Na lista dos alimentos que contém colágeno, as carnes não podem deixar para aparecer. É que elas são as principais fontes de proteínas, que estimulam a produção do elemento.

Assim como as carnes, os ovos possuem proteínas em sua composição,
portanto também contribuem com o aumento da produção de colágeno no organismo humano.

Feijão, Brócolis e Ervilha:

É importante consumir folhas verde-escuras como espinafre e outros alimentos como lentilhas, grãos, gema de ovo, fígado bovino e laranja, pois são fontes de ácido fólico, que é um nutriente muito importante para síntese do RNA e DNA, sendo fundamental na replicação celular.

Cerejas e Uvas:

Estimulam a renovação celular, pois contém flavonoides, um potente antioxidante para neutralizar os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento celular.

Aveia:

A aveia é um alimento rico em silício, um mineral proveniente de vegetais, indicado para auxiliar na manutenção da rigidez celular. A aveia age sobre os músculos, tendões, cartilagens e articulações amenizando dores e outros problemas enfrentados devido à ausência de colágeno.

Frutas Vermelhas:

Frutas vermelhas como o morango e a amora, combatem os radicais livres, pois são ricas em cianidina, vitamina C, flavonoides e antioxidantes. Seu consumo beneficia as paredes dos vasos sanguíneos da pele, tornando-a mais irrigada e oxigenada. Além disso, as frutas vermelhas previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.

Alho:

O alho possui enxofre, que é necessário para a formação de colágeno no corpo humano. Mas não é somente isso: ele também possui a taurina e o ácido lipoico, dois compostos que são capazes de reconstruir as fibras de colágeno que foram danificadas.

Ostras:

As ostras são fontes de zinco, um mineral que é essencial para a formação de colágeno no corpo humano.

Gelatina:

Rica em colágeno, a gelatina traz a vantagem de ser uma sobremesa que não estimula o aumento de peso, ao mesmo tempo em que faz bem para as peles, unhas e cabelo.

Tomate, Pimenta e Beterraba:

Esse grupo de vegetais contém o antioxidante licopeno em sua composição que protegem a pele contra danos, como se fosse um protetor solar natural, ao mesmo tempo em que faz com que os níveis de colágeno do organismo aumente.

Vegetais de cor Verde-escura:

Dos alimentos que contém colágeno, os vegetais de cor verde-escura como o espinafre, o brócolis e a couve são destaques, isso porque são compostos por vitamina C, além disso, sua ação antioxidante fornece proteção contra os radicais livres que podem enfraquecer o colágeno.

Vegetais de cor Laranja:

Os vegetais de coloração laranja, como a cenoura e batata-doce também são alimentos que contém colágeno que se destacam, pois são fontes de vitamina A, que é capaz de restaurar e regenerar o colágeno que foi danificado.

Soja:

Independente se seja o leite de soja, seja o tofu, seja um queijo feito à base de soja, todos esses possuem um hormônio chamado genisteína em sua composição, que acelera a produção de colágeno e bloqueia enzimas que promovem o envelhecimento da pele.

Colágeno hidrolisado:

A suplementação de colágeno é considerada essencial a partir dos 35 anos de idade, tendo em vista que neste período os níveis da proteína presentes no corpo tendem a cair. consumir o colágeno hidrolisado, é uma das formas de fazer isso, pois é um produto que carrega uma alta concentração de colágeno puro, que pode ser totalmente absorvido pelo organismo.

Dicas para manter os nutrientes dos alimentos:

Preste atenção como os alimentos são preparados. Para os nutrientes disponíveis nos alimentos que você consome sejam bem aproveitados, é importante fazer com que esses nutrientes não se percam.
Para que isso não aconteça, é importante seguir alguns procedimentos:

  • Cozinhar no vapor;
  • Não fatiar muito;
  • Cozinhar com a casca;
  • Não cozinhar por muito tempo;
  • Utilizar pouca água;
  • Preparar tudo no fogo alto;
  • Não armazenar os alimentos por muito tempo na geladeira e reutilizar a água usada no cozimento para preparar outro alimento, pois essa água pode reter vitaminas, que em vez de serem perdidas, serão reaproveitadas em outro prato.

Saiba mais sobre alimentos que contém colágeno- Pesquise abaixo

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*