ALIMENTOS QUE COMBATEM A HIPERTENSÃO – Dicas de alimentação saudável.

Alho:

O alho é um alimento terapêutico excelente para muitas doenças, ajuda a purificar o sangue e limpar o intestino. No caso da hipertensão arterial, o alho trabalha como um vasodilatador dos capilares e artérias.

Existem muitas pessoas que já conhecem seus benefícios e o consome cru todas as manhãs. Para que seja mais agradável, podemos untar uma torrada com alho e adicionar um fio de azeite de oliva.
Outra opção é realizar a cura tibetana com alho. Finalmente, para aqueles que são sensíveis ao sabor e ao cheiro deste tempero, também é possível comprar o óleo de alho em capsulas.

Amêndoa e noz:

Por serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores, ou seja, dilatam os vasos sanguíneos, o que auxilia no controle da hipertensão. Esses alimentos também são ricos em vitamina E, um dos principais antioxidantes naturais existentes, que ajudam a retardar o envelhecimento e diversas complicações cardíacas.

Leite:

Pra pacientes com hipertensão,é fundamental o consumo de leite e seus derivados ,pelo fato de serem ricos em cálcio.O cálcio atua diminuindo a pressão do sangue estimulando a eliminação do sódio,responsável pela elevação da pressão arterial. É recomendado consumir os derivados do leite com baixo teor de gordura, como o queijo branco.

 

Alimentos que contêm potassio:

Alimentos como inhame, cenoura, feijão preto, abóbora, laranja, maracujá, banana, entre outros são importantes fontes de potássio.
Este também, estimula a eliminação do sódio no nosso corpo, já que o sódio ajuda a reter líquidos no corpo, aumentando a pressão arterial.

Temperos verdes:

O que a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho são todos ótimos temperos naturais e, por isso, podem substituir como nenhum outro alimento o uso do sal.Reduzindo o sal, também há diminuição da ingestão de sódio, um dos principais vilões dos hipertensos. O sódio favorece a retenção de líquidos no sangue e no organismo, aumentando a pressão arterial e elevando também,o risco de doenças renais e cardiovasculares.

Cereais integrais:

Os cereais integrais ajudam no combate ao diabetes, previnem o câncer, ajudam a manter o peso e ainda são grandes aliados ao combate à hipertensão.Para pacientes hipertensos,é fundamental o consumo de cereais integrais, como farelo de aveia e gérmen de trigo, na sua alimentação diaria.A grande vantagem desses alimentos é a concentração de magnésio, que estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo assim,o inchaço típico de pessoas que retêm líquidos no organismo.

Saiba mais:

Métodos e hábitos que previnem a hipertensão:
Hipertensão:

Saiba mais sobre alimentos que combatem a hipertensão! Pesquise abaixo!

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*