ACUPUNTURA – Tipos e benefícios dessa terapia milenar chinesa.

Acupuntura:

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa e segundo essa técnica, as doenças seriam causadas pelo desequilíbrio energético do corpo. É uma das mais importantes técnicas milenares chinesas e chegou ao Brasil há 40 anos.Além de terapia complementar, desde 1995 também é considerada uma especialidade médica.

Essa técnica funciona estimulando pontos específicos do corpo e quando um ponto é estimulado, os nervos periféricos mandam uma mensagem para o sistema nervoso central. Essa ação libera a produção de neurotransmissores, que promovem efeito analgésico, anti-inflamatório ou relaxante muscular

Também é recomendada para todos, mas a técnica que utiliza agulhas não deve ser aplicada em pessoas com problemas de coagulação sanguínea ou doenças crônicas.

Este tipo de terapia é indicada para diversos males: ansiedade, obesidade, dores, conjuntivite, náuseas, bronquite, etc.

Alguns tipos acupuntura:

Acupuntura Sistêmica – utiliza agulhas descartáveis e esterilizadas em pontos específicos do corpo. Age curando ou prevenindo patologias.

Acupuntura Auricular – pode utilizar pequenas agulhas no pavilhão auricular ou utilizar sementes que irão promover uma leve pressão local.  Este estímulo com sementes deve permanecer por 7 dias.

Eletroacupuntura – utiliza aparelhos elétricos, que são conectados às agulhas e transmitem estímulos.

Moxa – é feita por meio da combustão de ervas, que promovem calor em determinados pontos.

Ventosa – é feita por meio de vácuo e é considerada uma modalidade complementar.

Laser – é feita por meio de aplicação de raio laser. O tempo do procedimento é menor do que na acupuntura sistêmica.

Alguns benefícios da acupuntura:

Alívio para dores de cabeça – Vários estudos já comprovaram cientificamente a eficácia da acupuntura na prevenção e tratamento das dores de cabeça e crises de enxaqueca. Nos casos de cefaleia, as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa produzem efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular.

Minimiza sintomas de depressão e ansiedade – A técnica milenar chinesa também pode ser uma opção para tratamentos de distúrbios emocionais, com a depressão e a ansiedade. Isto porque ela estimula a produção dos hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina).

Previne e ameniza sintomas de alergias – A acupuntura pode ser uma alternativa se você sofre de alergias sazonais há anos e, por algum motivo, não se dá bem com os medicamentos para o problema. Uma pesquisa alemã publicada no periódico Annals of Internal Medicine relatou que, após serem tratados com a técnica chinesa, os participantes constaram um alívio nos sintomas da alergia.

No entanto, alguns dos pacientes que foram submetidos a apenas sessões falsas de acupuntura também relataram algum tipo de melhora, o que pode indicar um efeito placebo.

Trata incontinência urinária – Problemas com incontinência urinária também podem ser tratados pelo conceito da Medicina Tradicional Chinesa, tanto para pacientes adultos quanto em crianças.

Alívio para dores crônicas nas costas – A acupuntura pode oferecer alívio para aqueles que sofrem de dores crônicas, como a lombalgia. Mas um estudo do Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo defende que a técnica precisa estar aliada ao tratamento convencional para apresentar melhor resultados.

Alívio para sintomas da menopausa – A diminuição dos níveis de estrogênio é a responsável pelos calorões que incomodam muito as mulheres na fase da menopausa. Se você está passando por isso, saiba que as agulhas podem aliviar este indesejado sintoma da idade.

A acupuntura tem um efeito sobre as estruturas do cérebro que coordenam as funções hormonais. Ao estimulá-las, a terapia não só combate os fogachos como melhora a ansiedade, o sono e a secura vaginal.

Ajuda a parar de fumar – a acupuntura pode ajudar a aliviar os sintomas que normalmente seguem à abstinência da nicotina, como ansiedade e insônia – lembrando que as agulhas estimulam a produção de endorfina, serotonina e dopamina (hormônios do prazer e bem-estar).

Alívio para sintomas TPM – A acupuntura pode aliviar o nervosismo, cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça e o mau humor tão característicos do período pré-menstrual.

 

As pessoas que procuram esta técnica vão em busca de bem-estar e de equilíbrio energético. Lembre-se de que a técnica deve ser feita por profissionais qualificados, pois do contrário poderá gerar efeitos colaterais como desmaios e infecções.

Escrito por:Priscilla Alves Batista.

Leia também: Aromaterapia

Saiba mais sobre acupuntura – Pesquise abaixo!

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*