ACEROLA – Propriedades e Benefícios, Indicações e Contraindicações

Acerola:

A Acerola é uma fruta nativa da América Central, América do Sul e das ilhas do Caribe, conhecida também como cereja das Antilhas.

O fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação.

Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A Acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.

Além do nome Acerola, esta fruta também é conhecida como cerejeira-das-antilhas, cerejeira-de-barbados, cerejeira-do-pará e azerola. A fruta é capaz de proporcionar muitos benefícios através de seu uso, graças às suas propriedades.

Propriedades da Acerola:

Por ser a fruta com maior teor em vitamina C, a Acerola apresenta propriedades antioxidantes além de estimular a síntese de colágeno, componente fundamental para manter a saúde dos ossos e tecidos conectivos.

Também combate à fadiga, esgotamento nervoso e estresse, além de contar com propriedades anti-infecciosas, que ajudam a estimular as defesas do organismo.

Por ser rica em minerais a fruta é um bom remineralizante, sua alta concentração em flavonoides e antocianinas lhe conferem propriedades antioxidantes, tornando-a eficaz na prevenção de doenças como o câncer e doenças cardíacas.

Também é indicada para auxiliar em casos de afecções pulmonares, tratamento de disenterias, cicatrização de feridas, gripes, hemorragias nasais e gengivais, dores musculares, reumatismo, anemia, doenças do fígado e dietas para pessoas em recuperação de desgastes físicos ou desnutridas, dentre outras.

Benefícios da Acerola:

Reduz o Açúcar no Sangue:

A Acerola pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, de acordo com um estudo de 2006 de Biociências, Biotecnologia e Bioquímica. Em testes com ratos, os cientistas demonstraram que os antioxidantes extraídos da fruta pode ajudar a suprimir o transporte de açúcar no sangue ao longo dos intestinos.

Benefícios contra o Estresse Oxidativo:

Em um estudo de laboratório publicado em 2011, os pesquisadores descobriram que o extrato da Acerola pode lutar contra o estresse oxidativo (um processo relacionado com o envelhecimento associado a uma série de doenças graves).

Benefícios na Prevenção do Câncer de Pulmão:

A Acerola aumenta a proteção contra o câncer de pulmão, segundo um estudo de 2002. Além disso. Testes em camundongos revelaram que o extrato da fruta ajudou a regular o crescimento de células anormais para retardar a propagação do câncer de pulmão.

Fonte de Vitamina C:

A fruta é uma fonte de Vitamina C, sob a forma natural de ácido ascórbico, a Vitamina C é um nutriente essencial, desempenhando um papel importante na saúde do sistema imunológico. Além disso,  ela também é importante para a síntese do colagênio, um componente estrutural de vasos da pele, ossos e sangue, assim como a síntese dos produtos químicos do cérebro envolvidas na regulação do humor.

Fonte de Vitamina A:

A vitamina A é um nutriente importante encontrada na fruta por desempenhar um papel importante na saúde dos olhos, o crescimento normal e desenvolvimento em curso, a produção de células vermelhas do sangue e no fortalecimento do sistema imunológico.

Fonte de Vitaminas do Complexo B:

A  acerola  possuir micronutrientes, tais como vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio e magnésio.

Outros benefícios da Acerola:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne a gripe;
  • Antioxidante;
  • Combate a anemia;
  • Melhora oxigenação do sistema sanguíneo;
  • Combate a disenteria e diarreia;
  • Ajuda na manutenção de problemas no fígado;
  • Melhora a saúde dos ossos.

Indicações terapêuticas da Acerola:

  • Resfriado comum;
  • Depressão;
  • Inflamação;
  • Aterosclerose;
  • Diabetes;
  • Alergias.

Contraindicações da acerola:

Como há poucos estudos a respeito das propriedades da acerola, não há registros oficiais de contraindicações exatas quando se trata de seu consumo. Recomenda-se apenas o seu consumo moderado (não mais do que 6 a 8 acerolas por dia), principalmente para aqueles que têm sensibilidade e irritação gástrica.

Atenção – O conteúdo deste artigo é meramente informativo, e não tem nenhuma intensão de substituir a orientação, o diagnóstico, ou o aconselhamento médico profissional. Por favor, converse com seu médico para maiores informações.

Leia também:

KIWI – Benefícios da fruta para a saúde e funcionamento do organismo;
LICHIA – Propriedades e benefícios para a saúde;
BENEFÍCIOS DA SALSA PARA SAÚDE – Dicas de alimentação e saúde;
OS BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE CHIA PARA A SAÚDE;
BENEFÍCIOS DO GOJI BERRY – Inúmeros motivos para o consumo dessa fruta;
ALIMENTOS QUE COMBATEM A HIPERTENSÃO – Dicas de alimentação saudável;
GOJI BERRY – Inúmeros benefícios para a saúde;
CHIA – Reduz a fome, controla a glicemia e baixa o colesterol.

Saiba mais sobre a Acerola – Pesquise abaixo

Pesquisa Personalizada
Botão de chamada CHS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*